Noticias

A Assembleia Municipal de Lisboa debateu, a 3 de Fevereiro, o “Estado da Cidade.
A iniciativa, que se repete anualmente, destina-se a possibilitar aos presidentes de Junta de Freguesia interrogar o Executivo Camarário sobre questões relevantes para as respectivas áreas de competência.
No caso do Campo Grande, mais do que querer saber sobre os projectos da Câmara para a Freguesia, a Junta inqueriu a C.M.L. sobre a evolução das propostas apresentadas pelo Presidente Valdemar Salgado para a requalificação do Jardim local e para a solução do problema de estacionamento local.
“Para a Junta de Freguesia do Campo Grande, as questões mais relevantes são o estacionamento e a requalificação do Jardim”, começou por afirmar Valdemar Salgado.


Em seguida o Presidente centrou-se no problema do Jardim, chamado a atenção para o seu “enorme potencial” ainda “não cabalmente aproveitado devido à incúria com que foi tratado pelos anteriores executivos camarários”. Sublinhando que o Jardim tem sido uma das suas “preocupações mais constantes”, Valdemar Salgado recordou o projecto para a sua requalificação apresentado pela Junta de Freguesia à C.M.L. que assentava na ideia de que “aquele Jardim está especialmente vocacionado para se articular funcionalmente com a cidade universitária”. Concretizando, o responsável máximo pelo Campo Grande voltou a defender “a instalação de estruturas e equipamentos destinados aos estudantes, de forma a que aí possam estudar e socializar”. E ficou uma pergunta muito precisa – quando entrará em funcionamento o Mega Espaço Jovem?”
A outra questão abordada foi o estacionamento, classificado como “a segunda das maiores preocupações”. Também neste plano, Valdemar Salgado, em coerência com o que tem defendido desde o início do mandato, lembrou o projecto há muito apresentado pela Junta de Freguesia para a solução do problema que passa “pelo aproveitamento do espaço entre os logradouros traseiros do Bairro das Caixas, actualmente abandonado e servindo de lixeira a céu aberto”.
A finalizar, Valdemar Salgado lembrou que “pelo lado da Junta temos feito o nosso trabalho”, estando actualmente a implementar um projecto de grande envergadura que consiste no “arranjo de todos os recantos e logradouros do Bairro das Caixas”, mas, recordou, “há obras que pela sua dimensão ultrapassam o âmbito de uma Junta”.

Devido à elevada procura, o Executivo da Junta de Freguesia do Campo Grande decidiu alargar o número de vagas para a fisioterapia ao domicílio.
A partir de Fevereiro, o fisioterapeuta António Manuel passa a atender 10 moradores por dia, alterando-se a data de consulta para as quartas-feiras. Recorde-se que anteriormente o limite máximo de inscrições era de 6 pessoas por dia
Trata-se de mais uma iniciativa da Junta de Freguesia do Campo Grande na área da acção social, o que simboliza o grande esforço que tem sido desenvolvido nesta área prioritária.
Sublinhe-se que o serviço de fisioterapia ao domicílio destina-se prioritariamente à população mais idosa, sobretudo a mais carenciada, e é totalmente gratuita.

Depois de Évora, Tomar, Fátima, Óbidos, entre outros locais recheados de pedaços da História de Portugal, a Junta de Freguesia convida agora os seniores do Campo Grande a visitar a romântica cidade de Coimbra.
Trata-se da continuação do programa de visitas culturais, no âmbito das políticas de acção social, que se destina a possibilitar sobretudo aos reformados locais a usufruir de uma programação activa e didáctica para a ocupação dos seus tempo livres
E nada melhor do que a cidade dos Fados, dos Poetas, dos Trovadores e dos namorados para presentear os nossos “menos novos” no romântico mês de Abril.
Á semelhança das vistas anteriores, os participantes serão acompanhados por um guia que os levará a uma viagem pela história e cultura de Coimbra, passando pela famosa Universidade, pelo Mosteiro de Santa Cruz, pela Quinta das Lágrimas, pelo Teatro Gil Vicente, pelo “Portugal dos Pequeninos, entre muitas outras atracções.
Igualmente tradicional é a gastronomia de Coimbra , pelo que os participantes serão convidados para um almoço num restaurante típico, onde poderão provar os pratos mais característicos da cidade.
Recorde-se que Coimbra foi recentemente eleita “capital da cultura” o que a torna uma rota incontornável das visitas culturais dos seniores do Campo Grande.
Cumpre destacar que, muito em breve, a Junta de Freguesia irá anunciar uma grande novidade na sua política para os “menos novos” locais.

No Campo Grande a tradição ainda é o que era. Por isso este ano, tal como nos transactos, a Junta de Freguesia organizou uma ida ao Teatro por ocasião de mais uma Natal.
Trata-se de uma iniciativa iniciada pelo actual Executivo e que se insere na política de promoção da cultura, num universo paralelo de lazer, junto da população com mais de 60 anos.
Este ano a escolha foi feita directamente pelos moradores, que foram convidados a pronunciar-se sobre a peça preferida a partir de um leque diversificado de opções. E o vencedor foi o musical “My Fair Lady”, de Filipe La Féria.
Deste modo, mais de uma centena de seniores vibrou com este clássico que ficou famoso por temas como “o Rei de Roma rumou a Madrid”, “Com um pouco de Sorte” e “Muitos chocolates para eu comer”.
“My Fair Lady” foi produzido pela primeira vez em Portugal, depois de ter sido estreado em 1956 na Broadway com enorme sucesso, tendo ganho sete dos mais importantes prémios teatrais norte-americanos. Tornou-se mundialmente famosa através das peripécias de uma humilde jovem vendedora de flores transformada em aristocrata através de uma aposta entre dois lordes especialistas em Gramática.
A peça conta com um leque de actores notáveis e famosos, como Carlos Quintas, Anabela, Lurdes Norberto, Joel Branco, entre outros, e é brilhantemente dirigida pelo mais conhecido encenador português, Filipe La Féria. Motivos de sobra para que o sucesso com que foi acolhida há quase cinquenta anos na Broadway se tenha repetido agora entre os moradores do Campo Grande que a classificaram, unanimemente, como “o melhor musical que vimos até hoje”.
A Junta de Freguesia do Campo Grande promete dar continuidade a este tipo de iniciativas, estando já combinado que “para o ano há mais”. Para além disso, em 2004 esta política cultural será estendida aos mais novos que estão desde já convidados para ir ao teatro no próximo Natal.
O Executivo está mesmo a estudar a possibilidade de alargar no tempo, e no modo, este tipo de actividades, através da organização de idas ao teatro ao longo de todo o ano. Para além de se pretender alargar o âmbito a outra formas de cultura, sobretudo o cinema e as artes plásticas em geral. Pretende-se assim promover a cultura portuguesa, especialmente junto dos “mais e menos jovens”.

Por acção da Junta de Freguesia na Câmara Municipal de Lisboa (C.M.L.) o Parque Infantil do Fonsecas e Calçada foi, finalmente, remodelado em profundidade.
O “Novo” Parque continuará a fazer as delicias das crianças do bairro, que serão sempre a primeira das prioridade para a Junta.
Dentro desta orientação as crianças das outras áreas do Campo Grande não serão esquecidas.
Igualmente por acção do Executivo desta Junta, o Parque Infantil situado nos Coruchéus foi já desactivado pois representava um grande perigo para os mais novos, tendo-se mesmo chegado a verificar um incidente grave.
Estamos ainda a construir um novo equipamento infantil.
Brevemente daremos mais novidades.
Boas brincadeiras!